Sustentabilidade Água Alcalina Água Ionizada Água Magnetizada Saúde

Entenda a importância de trocar o refil do purificador de água

Entenda a importância de trocar o refil do purificador de água

Sabemos da importância da filtragem da água que bebemos. Pois, da fonte até nossa casa, a água acumula impurezas — como bactérias e partículas de metais pesados — que podem causar sérios riscos à saúde. Essas substâncias nocivas são retidas pelo filtro. Entretanto, você sabe por que é importante a troca do refil para purificador de água?
OS PERIGOS DE INGERIR ÁGUA NÃO FILTRADA
Ao passar pelos canos, a água entra em contato com substâncias nocivas, tais como partículas de areia e ferrugem. Seja por alguma sujidade na tubulação (e até na caixa d’água) ou mesmo pela oxidação dos metais na água. Por isso, inclusive, recomendamos utilizar materiais inoxidáveis quando se trata de bebedouros.
Além dessas impurezas, a água das nossas torneiras chega com bastante cloro, devido ao seu uso pelas estações de tratamento. Sendo que esse componente, embora importante para tornar a água potável, pode causar infecções se ingerido em grande quantidade. Também há metais pesados, como o chumbo, que vêm por meio dos encanamentos e aumentam o risco de câncer.

Outro perigo da água não filtrada é o fato de que vírus e bactérias nem sempre causam alteração no seu aspecto ou sabor. Ou seja, você pode estar consumindo uma água contaminada sem perceber! Por isso, é importante sempre realizar a manutenção de filtros e dos locais por onde a água passa antes de chegar às nossas casas, como a caixa d’água, conforme as
as recomendções do Ministério da Saúde.

QUAL É O TEMPO DE VIDA ÚTIL DO REFIL DE UM FILTRO DE PURIFICADOR
O tempo de vida útil do refil varia conforme o modelo, a frequência de uso e a qualidade da água. Então, alguns precisam ser trocados após seis meses, por exemplo, e outros chegam a durar um ano. Contudo, apesar das variações, geralmente um refil para purificador de água tem o prazo de validade de seis meses e dependendo do eklemento filtrante de 1 ano..

É importante ressaltar, porém, que nem sempre o prazo de validade define a vida útil do refil. Como mencionamos no início deste tópico, a filtragem da água também está associada à sua origem e ao consumo.

Então, se você estiver em uma cidade como São Paulo, que tem muita poluição e, além disso, às vezes passa por racionamento, o seu refil para purificador de água trabalhará mais. Pois, terá que eliminar os microrganismos provenientes da poluição e os resíduos que costumam surgir quando a água é disponibilizada após ter sido suspensa temporariamente.

Assim como reduzirá o tempo de vida útil do refil se o purificador estiver em um local de grande circulação. Porque haverá um consumo maior de água e, consequentemente, o refil chegará em sua capacidade de uso mais rápido.

A sua média de filtragem costuma ser de três mil litros, podendo variar entre dois e quatro, dependendo do modelo. Então, após atingir o seu limite, fica saturado e não consegue mais purificar a água adequadamente. Como ainda não existe um modo de limpar o elemento filtrante, quando ele deixa de funcionar, necessariamente precisa ser trocado.

COMO SABER A HORA CERTA DE TROCAR O REFIL PARA PURIFICADOR DE ÁGUA
Como você pôde ver, ter um filtro não é garantia de que a água estará em condições de ser ingerida. Pois, ao reter as impurezas, os filtros inevitavelmente ficam saturados, o que gera a necessidade da sua troca. Um filtro saturado não limpa a água, o que pode trazer grandes riscos à sua saúde e à da sua família.

Portanto, é fundamental ficar atento à validade do refil e à qualidade da filtragem. Ou seja, se chegou a data de vencimento, já é hora de trocar. Mesmo que a água ainda pareça boa para o consumo. Porque depois desse período, indicado pelo fabricante, o refil perde a sua capacidade de purificar a água de maneira segura.

Entretanto, também devem ser considerados o aspecto da água, como a cor, sabor e odor. Lembrando de que a água purificada é sempre incolor, inodora e insípida. Assim como a sua vazão na saída do purificador.

Pois, quando aparece qualquer alteração na água filtrada, significa que o refil já não está mais cumprindo a sua função corretamente. Da mesma forma, se tiver saindo menos água, quer dizer que o refil ficou saturado e, portanto, deve ser trocado. Mesmo que ainda não tenha chegado a data de validade.

Lembrando de que o nível de impureza da água na sua região e a frequência com que o filtro é usado são fatores preponderantes para essa avaliação e cuidado. Importante sempre observar o prazo de troca estabelecido pelo fabricante. Pois, tanto a validade quanto o limite de quantidade de água tratada determinam o tempo de vida útil do purificador.

Esses cuidados são fundamentais para garantir que a água que você bebe esteja realmente livre de impurezas. Afinal, essa é uma questão básica de prevenção contra doenças para ter boa saúde e bem-estar. Sendo assim, não deixe para depois e troque o seu refil para purificador de água agora!

Entre em contato conosco, somos especialistas em refis e purificadores bioquânticos!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?