Saúde Sustentabilidade

Qual a Quantidade de Água no Corpo Humano? Quanto do seu corpo é água?

Qual a Quantidade de Água no Corpo Humano? Quanto do seu corpo é água?

Alguma vez você já se perguntou quanto do seu corpo é água? A porcentagem de água varia de acordo com sua idade e sexo. Aqui está um olhar para a quantidade de água que está dentro de você.

A quantidade de água no corpo humano varia de 50-75%. O corpo humano adulto médio é 50-65% de água, com uma média em torno de 57-60%. A porcentagem de água em bebês é muito maior, tipicamente cerca de 75-78% de água, caindo para 65% em um ano de idade.
A composição corporal varia de acordo com o sexo e nível de aptidão porque o tecido adiposo contém menos água do que tecido magro. O macho adulto, em média, possui cerca de 60% de água. A mulher adulta, em média, possui cerca de 55% de água, porque as mulheres têm naturalmente mais tecido adiposo do que os homens. Homens e mulheres com excesso de peso têm menos água, como um percentual do que suas contrapartes mais magros.

Bebês e crianças têm a maior porcentagem de água.
Homens adultos contêm o próximo nível mais alto de água.
As mulheres adultas contêm uma porcentagem mais baixa da água do que bebês ou homens.
Homens e mulheres obesos têm menos água, em percentagem do que os adultos magros.

A percentagem de água depende do seu nível de hidratação. As pessoas sentem sede quando já perderam cerca de 2% a 3% da água do corpo. O desempenho mental e a coordenação física começam a ficar prejudicados antes que a sede se inicie, normalmente em torno de 1% de desidratação.

Embora a água líquida seja a molécula mais abundante no corpo, água adicional é encontrada em compostos hidratados.

Cerca de 30-40% do peso do corpo humano é o esqueleto, mas quando a água ligada é removida, por dessecação química ou calor, metade do peso é perdido.

ONDE ESTÁ EXATAMENTE A ÁGUA NO CORPO HUMANO?
A maior parte da água do corpo está no líquido intracelular (2/3 da água do corpo). O outro terço está no líquido extracelular (1/3 da água).

A quantidade de água varia, dependendo do órgão. Grande parte da água está no plasma sanguíneo (20% do total do corpo). De acordo com um estudo realizado por HH Mitchell, a quantidade de água no coração e cérebro humanos é de 73%, os pulmões são 83%, os músculos e os rins são 79%, a pele é de 64% E os ossos estão em torno de 31%.

QUAL É A FUNÇÃO DA ÁGUA NO CORPO?
A água serve múltiplos propósitos:

A água é o principal bloco de construção de células.
Atua como um isolador, regulando a temperatura interna do corpo. Isto é em parte porque a água tem um calor específico elevado, mais o corpo usa a transpiração e a respiração para regular a temperatura.
A água é necessária para metabolizar proteínas e carboidratos utilizados como alimento. É o principal componente da saliva, usado para digerir carboidratos e ajuda na deglutição de alimentos.
O composto lubrifica as juntas.
A água isola o cérebro, a medula espinhal, os órgãos e o feto. Atua como um amortecedor.
A água é usada para liberar resíduos e toxinas do corpo através da urina.

Fontes: Dra. Carolina Sautchuk e Dra. Selma Nishimura
Revista Saúde e bem estar. RJ

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?